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Um olhar sobre as Formas de Organização

Formas de Organização

Índice de Conteúdos

Formas de Organização

A formação profissional em Portugal apresenta diversas formas de organização, através das quais as pessoas têm a oportunidade de desenvolver competências a nível pessoal e profissional. Neste artigo vamos, em primeiro lugar, definir o conceito de Forma de Organização e, seguidamente, explorar as principais formas de organização da formação existentes em Portugal.

O que é a Forma de Organização?

As formas de organização da formação consistem em modos de operacionalização da formação, determinados pela utilização de percursos de aprendizagem, metodologias e tecnologias pedagógicas adequados à natureza dos objetivos a atingir.

O modo como os conteúdos são trabalhados com o grupo de formandos influencia o tipo e nível dos resultados de aprendizagem a obter, sendo a escolha adequada da forma de organização preponderante para otimizar essa aprendizagem. No momento da escolha da forma de organização devem ser tidos em consideração três fatores:

  • A natureza das competências a desenvolver pelos formandos;
  • As características particulares, necessidades e preferências dos destinatários da formação;
  • Os recursos (humanos, financeiros, tecnológicos, físicos) disponíveis na entidade formadora;

E quais são as formas de organização existentes?

São diversas as formas de organização existentes:

  • Formação presencial;
  • Formação b-learning/blended learning (mista);
  • Formação e-learning (à distância);
  • Formação em contexto de trabalho (“on job training”);
  • Formação em alternância;
  • Formação-ação;

Vamos compreender cada uma das formas de organização?

Formação Presencial

A formação presencial é a forma mais tradicional de formação profissional em Portugal. Neste caso, as sessões de formação são realizadas em salas de aula ou em espaços específicos de formação, como por exemplo centros de formação. Esta forma de organização é preferida por formandos que procuram não só um ambiente de aprendizagem mais colaborativo e estruturado, como também uma interação direta com o formador e com os outros formandos, uma vez que envolve a presença física de todos os intervenientes. Desta forma, o esclarecimento de dúvidas pode ser realizado imediatamente e existe um maior foco e importância na componente de socialização.

Formação à Distância

Passando à formação à distância, é de salientar o crescimento que esta forma de organização apresentou e continua a apresentar em Portugal após a pandemia relacionada com a Covid-19. Noutros países, como por exemplo os Estados Unidos da América, esta forma de organização já é muito utilizada nas últimas décadas.

A formação à distância permite que os formandos tenham uma maior flexibilidade no acesso a formação, uma vez que através da Internet e dos sistemas de gestão de aprendizagem existe a possibilidade de aceder aos conteúdos da formação em qualquer lugar e dispositivo. Desta forma, não existe a limitação de os formandos terem de se deslocarem a determinado local para poderem realizar formação. Esta forma de organização pode incluir sessões síncronas (realizadas em tempo real) ou assíncronas (previamente gravadas), permitindo, no caso das sessões assíncronas, ter total de flexibilidade temporal no acesso às sessões.

É necessário salientar que a escolha por esta forma de organização para uma determinada ação de formação tem que ter em atenção a natureza da formação em questão, sendo que existem diversas temáticas que podem não ser adequadas a serem realizadas à distância, mas sim presencialmente ou de forma mista (uma parte presencial e outra à distância).

Formação Blended Learning (B-Learning) / Mista

A formação mista / B-Learning combina as duas formas de organização abordadas anteriormente, a formação presencial e a formação à distância. Como tal, oferece uma experiência de aprendizagem mais dinâmica e completa, assim como uma maior interatividade passível de ser feita quer à distância, quer presencialmente. A utilização deste tipo de regime possibilita, por exemplo, dividir as sessões teóricas de uma ação de formação e as sessões práticas, sendo que as teóricas poderão passar por serem realizadas à distância e as práticas poderão ser realizadas presencialmente dada a possível necessidade de integrar atividades práticas apenas realizáveis presencialmente. Esta forma de organização é útil, igualmente, no caso de ser necessário incluir sessões presenciais para a discussão/debate de tópicos específicos e de realização de trabalhos colaborativos enquanto o restante conteúdo é disponibilizado online.

Formação em Contexto de Trabalho

A formação em contexto de trabalho é uma opção ideal para quem procura uma aprendizagem mais prática, por exemplo, relativa a determinadas funções a exercer num posto de trabalho. Esta forma de organização ocorre em ambiente de trabalho real ou em ambiente similar, permitindo aos formandos aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos em situações práticas que fazem parte das suas tarefas diárias. Este tipo de formação recorre a métodos de simulação e de treino sob supervisão.

A formação em contexto de trabalho pode ser benéfica para as pessoas que já se encontram empregadas, na medida em que melhora as competências para as funções que exercem. Por outro lado, pode ser um fator promotor da empregabilidade dos formandos, uma vez que lhes permite desenvolver competências e experiência úteis e aumentar a sua rede de contactos, contribuindo para ingressar no mercado de trabalho na área pretendida. Esta formação pode ser veiculada, por exemplo, através de estágios.

Formação em Alternância

A formação em alternância tem como principal característica alternar a formação presencial em centro de formação com a formação na empresa em contexto de trabalho. Desta forma, é possível, por exemplo, realizar a formação mais teórica em sala de aula, presencialmente, em conjunto com os restantes formandos e formador e a componente prática ser realizada em contexto de trabalho. Isto permite facultar uma formação mais completa, estruturada e equilibrada aos formandos, dando uma oportunidade para compreender e aplicar os conhecimentos teóricos num ambiente de trabalho real, para interagir com profissionais experientes em contexto real de trabalho e desenvolver competências específicas para uma determinada função e/ou necessidade do mercado de trabalho.

Formação-Ação

Esta é uma forma de organização centrada em metodologias dinâmicas que valorizam a aprendizagem através da análise de vivências pessoais e da experimentação. Nesta forma de organização privilegia-se a prática sistemática da “aprendizagem através da experiência”, favorecendo a autonomia e o desenvolvimento pessoal e estando na génese da aprendizagem organizacional.

Em conclusão, verificámos que existem diversas formas de organização da formação profissional em Portugal, as quais vão desde a formação presencial até à formação assistida por computador. Aquando da escolha da forma de organização ideal, é importante compreender as características, necessidades e preferências dos destinatários da formação, bem como o tipo de competências que deseja desenvolver e os recursos disponíveis pela entidade formadora.

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