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Objetivos da Formação: Gerais e Específicos

Objetivos da Formação

Os objetivos da formação são elementos cruciais em qualquer processo de formação, uma vez que permitem delinear metas concretas e mensuráveis a serem alcançadas pelos formandos. Eles servem como guias para orientar os esforços dos formandos e garantir que as atividades de aprendizagem estão direcionadas para os resultados esperados.

Índice de Conteúdos

Objetivos da Formação: Gerais e Específicos

Na elaboração de objetivos para um programa de formação, é importante considerar tanto os objetivos gerais como os objetivos específicos. Os objetivos gerais são aqueles que definem o propósito geral da formação, ou seja, o que se espera alcançar em termos de habilidades, conhecimentos e competências no final do curso. Por sua vez, os objetivos específicos são aqueles que se concentram em metas mais específicas, definindo o que os formandos devem ser capazes de fazer considerando conhecimentos e competências.

Critérios de definição

A definição clara dos objetivos gerais é fundamental para o planeamento adequado do programa de formação. Será essencial para ajudar a estabelecer a finalidade da formação, definir o público-alvo e orientar o desenvolvimento das atividades de aprendizagem. Um objetivo bem definido deve ser:

Permitindo que os formandos e formadores consigam acompanhar e avaliar o progresso ao longo do processo de formação.

“Princípio do triplo C” | É-lhe familiar?

Um dos autores que mais contribuiu para a clareza na identificação de objetivos de aprendizagem foi R. Mager (1997), ao defender que os objetivos deverão ser formulados em termos de comportamentos (demonstração de um saber agir concreto), obedecendo ao “princípio do triplo C”.

☛ Precisar comportamentos ou competências observáveis

☛ Enumerar as condições e as caraterísticas do contexto de desempenho críticas à emergência desse comportamento / competência

☛ Precisar o(s) critério(s) de êxito, isto é, ser capaz de determinar de forma inequívoca quando o comportamento / competência é ou não aceitável

Vamos exemplificar?

☛ Objetivo Geral

Por exemplo, um objetivo geral para um programa de formação em Gestão Empresarial pode ser:

  • Desenvolver, nos prazos pré-estabelecidos, competências de liderança e gestão em profissionais de nível intermédio e de topo através da aplicação de ferramentas que permitam gerir equipas e projetos com eficiência e eficácia.

Este objetivo geral define claramente o propósito da formação e o público-alvo, permitindo que os objetivos específicos sejam elaborados para atender às necessidades específicas dos formandos.

☛ Objetivo Específico

Os objetivos específicos devem ser definidos em detalhes para garantir que as atividades de aprendizagem são, igualmente, focadas em metas concretas e mensuráveis. Estes devem estar alinhados com o objetivo geral, fornecendo uma visão mais clara do que os formandos devem ser capazes de fazer ao concluir a formação.

Por exemplo, alguns objetivos específicos para o programa de formação em Gestão Empresarial mencionado anteriormente podem incluir:

  • Identificar e reproduzir as competências de comunicação eficaz para liderança e gestão de equipas;

  • Selecionar técnicas de gestão de projetos e estratégias de tomada de decisão;

  • Desenvolver habilidades de liderança situacional para gerir diferentes tipos de equipas e situações.

  • Reproduzir conhecimentos sobre Finanças Empresariais e Orçamentação.

Estes objetivos específicos ajudarão a estabelecer um quadro claro daquilo que os formandos deverão ser capazes de fazer após a conclusão do curso permitindo, ao mesmo tempo que os formadores desenvolvam atividades de aprendizagem que sejam relevantes e úteis para os formandos, garantindo que a formação é eficaz.

Quais os “erros” mais frequentes na definição de objetivos da formação?

Um dos erros mais recorrentes neste exercício consiste em considerar como objetivos aquilo que vai ser feito ou o que vai ser dito nas sessões de formação, resultando num enunciado de temas e atividades.

De facto, não é este o espaço para descrever o que fará o formador ou, num sentido geral, a ação de formação. Neste caso, teríamos um foco no processo e nas atividades do formador e não nos objetivos da formação propriamente ditos.

Os objetivos deverão, pelo contrário, centrar-se nos resultados a alcançar, focando-se a abordagem no formando. Por essa razão um objetivo é escrito na perspetiva do formando e não do formador, e exprime-se sempre por um verbo e não por um substantivo.

Vamos exemplificar?

Exemplo de um objetivo geral mal definido:

  • Obter conhecimentos sobre como gerir uma Empresa.

Como se pode verificar, o exemplo corretamente formulado refere com clareza a ação a realizar, as condições de suporte para respetiva concretização, assim como o critério de êxito a observar. O segundo exemplo traduz apenas, e de forma muito vaga, aquilo que o formador irá fazer. Com esta última informação quer o formando, quer o formador dificilmente entenderão claramente o que deles se espera.

Concluímos assim que a definição de objetivos gerais e específicos tem um papel crucial para garantir o sucesso de uma formação, alinhando a visão de formadores e formandos e permitindo que o programa de formação seja cuidadosamente planeado e executado com atividades de aprendizagem relevantes e úteis para o alcance dos mesmos.

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