Enquadramento – Intencionalidade Formativa | O que é?
A Intencionalidade Formativa é um conceito fundamental no âmbito da formação e espelha a finalidade que se pretende alcançar com um determinado processo formativo. É a partir dessa intencionalidade que se estabelecem os objetivos de aprendizagem, as estratégias pedagógicas, os recursos e as metodologias utilizadas para a formação.
Índice de Conteúdos
Intencionalidade Formativa: Contexto
Ao pensar em intencionalidade formativa, é importante considerar que a formação não deve ser vista apenas como uma transmissão de conhecimentos ou habilidades, mas como um processo mais amplo de desenvolvimento pessoal e profissional. Isso implica em considerar não apenas o que se quer ensinar, mas também o que se espera que o formando seja capaz de fazer com o conhecimento adquirido.
Aspetos a ter em consideração
A intencionalidade formativa deve estar alinhada com as necessidades dos indivíduos e das organizações, considerando os seus objetivos, valores e expectativas. É importante ter em conta as características do público-alvo, tais como seu nível de escolaridade, experiência profissional e competências prévias, para que a formação seja adequada e efetiva. Nesse sentido, a intencionalidade formativa também deve ter em conta as mudanças e transformações que ocorrem na sociedade e no mundo do trabalho, procurando preparar os indivíduos para lidar com essas mudanças e adaptar-se a novas situações. Além disso, deve promover o desenvolvimento de soft-skills, dos quais são exemplo a liderança, a capacidade de trabalhar em equipa, comunicação, resolução de problemas e criatividade, cada vez mais valorizadas pelas organizações.
Intencionalidade Formativa: um processo dinâmico
Por fim, é importante destacar que a intencionalidade formativa não deve ser vista como algo estático e definitivo, mas sim como um processo dinâmico que deve ser constantemente avaliado e ajustado de acordo com os resultados obtidos e as necessidades identificadas. A formação deve ser vista como um investimento contínuo no desenvolvimento das pessoas e das organizações, e não apenas como uma atividade pontual
E como estabelecer o enquadramento da formação?
Para estabelecer o enquadramento de uma formação tendo em conta a intencionalidade formativa, é preciso seguir alguns passos.
Primeiramente, é necessário definir a finalidade da formação, ou seja, o que se pretende alcançar com ela. Em seguida, é preciso estabelecer os objetivos de aprendizagem, as estratégias pedagógicas, os recursos e as metodologias a serem utilizadas.
Suponha que a intencionalidade formativa seja desenvolver habilidades de liderança em gestores de uma empresa, considerando as principais competências que este público-alvo deve possuir para desempenhar da melhor forma as suas funções. Nesse caso, o enquadramento da formação poderia ser o seguinte:
1. Finalidade: desenvolver habilidades de liderança em gestores da empresa.
2. Objetivos de aprendizagem:
- Identificar os principais elementos da liderança e a sua importância na gestão empresarial.
- Desenvolver competências de comunicação e negociação para liderar equipas.
- Aprender a gerir conflitos e tomar decisões em situações delicadas.
- Desenvolver a capacidade de motivar e envolver equipas para alcançar metas e objetivos.
3. Estratégias pedagógicas: a formação poderá ser dividida em módulos teóricos e práticos. Os módulos teóricos poderão ser apresentados em aulas expositivas, palestras e discussões de grupo, enquanto os módulos práticos poderão ser desenvolvidos em dinâmicas de grupo, simulações e estudos de caso.
4. Recursos: os recursos necessários para a formação podem incluir materiais didáticos, como manuais e vídeos explicativos, além de equipamentos e tecnologias que possibilitem a realização de atividades práticas.
5. Metodologias: para alcançar os objetivos de aprendizagem propostos, a formação poderia utilizar metodologias como a mentoria, além de práticas de autoavaliação e desenvolvimento pessoal.
Em resumo, o enquadramento de uma formação tendo em conta a intencionalidade formativa deve ter em conta a finalidade da formação, os objetivos de aprendizagem, as estratégias pedagógicas, os recursos e as metodologias que serão utilizados. É importante que todos esses elementos estejam alinhados com a intencionalidade formativa, para que a formação seja adequada e efetiva.
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