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A Avaliação da Aprendizagem

Avaliação da Aprendizagem

Índice de Conteúdos

Avaliação da Aprendizagem

Numa ação de formação é essencial existir uma avaliação da aprendizagem devidamente planeada e delineada. A avaliação da aprendizagem permite aos formadores monitorizar o progresso dos formandos, identificar possíveis barreiras na aprendizagem e adaptar as metodologias utilizadas de forma a promover melhores resultados de aprendizagem. Na perspetiva do formando, a avaliação da aprendizagem permite terem acesso ao feedback resultante do seu desempenho e compreender as temáticas que carecem de maior atenção.

Neste artigo vamos abordar o conceito de avaliação da aprendizagem, explorar os diferentes tipos de avaliação, enumerar as técnicas e instrumentos de avaliação e identificar algumas das escalas de classificação passíveis de serem utilizadas.

Em que consiste a avaliação da aprendizagem?

A avaliação da aprendizagem diz respeito ao processo de verificação, em termos quantitativos e qualitativos, das mudanças de comportamento do formando nos domínios cognitivo, psicomotor e afetivo, durante a ação de formação, face aos objetivos pedagógicos previamente definidos.

Esta avaliação é um processo contínuo que é realizado em diferentes momentos do percurso de aprendizagem da ação de formação de forma a promover a absorção de conhecimento do formando, monitorizar o seu progresso e identificar possíveis lacunas na sua aprendizagem.

Quais os tipos de avaliação?

Existem três tipos de avaliação da aprendizagem, os quais são apresentados de seguida:

  • Diagnóstica;
  • Formativa;
  • Sumativa;

Esta avaliação é um processo contínuo que é realizado em diferentes momentos do percurso de aprendizagem da ação de formação de forma a promover a absorção de conhecimento do formando, monitorizar o seu progresso e identificar possíveis lacunas na sua aprendizagem.

Avaliação Diagnóstica

A avaliação diagnóstica consiste no processo de aferição das competências adquiridas pelos formandos, por via da experiência ou formação, realizado antes ou logo no início da ação de formação. Desta forma, permite avaliar o nível de conhecimento prévio do formando antes da realização da formação.

Este tipo de avaliação, sendo realizado no início da formação, visa o ajustamento do programa de formação e pode ser útil para a seleção de turmas mais homogéneas, para um correto posicionamento dos formandos em relação aos objetivos da formação e para o formador escolher a forma mais adequada os conteúdos e métodos a utilizar nas sessões de formação.

Avaliação Formativa

Este tipo de avaliação apresenta carácter essencialmente corretivo e realiza-se ao longo de todo o percurso de aprendizagem através de testes, provas e trabalhos, entre outros. Estas atividades formativas permitem medir o desempenho do formando face aos objetivos pedagógicos previamente definidos, visando a reorientação quer do processo de aprendizagem do formando, quer do processo formativo. É possível, a partir desta avaliação, diagnosticar as lacunas na aprendizagem do formando e, a partir daí, identificar e implementar ações corretivas.

Avaliação Sumativa

A avaliação sumativa possui carácter classificativo e certificativo e realiza-se, tal como no caso da avaliação formativa, através de testes, provas e trabalhos, entre outros. Desta forma, é medido o desempenho do formando face aos objetivos pedagógicos previamente definidos, permitindo aferir o respetivo grau de aprendizagem. Ao contrário do que sucede na avaliação formativa, a avaliação sumativa dá maior ênfase às competências mais abrangentes e vastas e objetivos gerais.

Vamos explorar algumas das técnicas e instrumentos de avaliação!

De forma a ser possível avaliar o desempenho dos formandos é necessária a utilização de diferentes técnicas e instrumentos de avaliação.

As técnicas de avaliação utilizadas consistem em:

  • Observação;
  • Formulação de perguntas orais e escritas;
  • Medição;

O nível de assiduidade, pontualidade e participação dos formandos ou outros aspetos relacionados com o comportamento e relacionamento interpessoal podem, igualmente, ser tidos em consideração para avaliar o desempenho dos formandos na ação de formação.

As técnicas e instrumentos de avaliação utilizados serão aqueles que a entidade considerar adequados aos objetivos pedagógicos, destinatários da formação e modalidades definidas.

O objetivo da utilização de técnicas e instrumentos de avaliação adequadas consiste em verificar se a formação atingiu o resultado final previsto, tendo em conta os objetivos estabelecidos para a formação.

É importante utilizar diversos instrumentos de avaliação de forma a que os resultados da avaliação sejam claros e reais.

Existem três técnicas de avaliação: Observação, formulação de perguntas orais e escritas e medição.

No caso da técnica por observação, destacam-se os seguintes instrumentos de avaliação: fichas de observação, lista de ocorrências e escalas de classificação.

A avaliação com base na formulação de perguntas pode ser realizada através dos seguintes instrumentos de avaliação: lista de perguntas, inquéritos e testes escritos (que podem ser de resposta aberta, fechada ou ambas).

A utilização da medição como técnica de avaliação pressupõe a utilização dos seguintes instrumentos: execução prática de tarefas em ambiente simulado ou em contexto real de trabalho e fichas de avaliação de trabalhos práticos.

Escalas de Classificação

A classificação é importante, na medida em que permite ao formador obter informação sobre a adequação das estratégias e metodologias em utilização. Na perspetiva do formando, a classificação determina o seu nível de desempenho e concretização de objetivos.

Para atribuir uma classificação é necessária a utilização de uma escala de classificação. Esta escala pode ser dividida em três tipos:

  • Numérica;
  • Literal;
  • Descritiva;

A escala de classificação numérica é a mais comum, sendo utilizados valores de 0 a 20, de 1 a 5 ou até mesmo uma escala percentual de 0 a 100%.

A escala de classificação literal é realizada com recurso ao sistema de letras de A a E, sendo o A o nível mais elevado.

No que diz respeito à escala descritiva, é possível utilizá-la com diversos níveis, sendo as mais comuns constituídas por cinco níveis: Muito Insuficiente (Nível 1), Insuficiente (Nível 2), Suficiente (Nível 3), Bom (Nível 4) e Muito Bom (Nível 5).

Em conclusão, a avaliação da aprendizagem numa ação de formação deve ser devidamente planeada e delineada para monitorizar o progresso dos formandos e promover melhores resultados de aprendizagem. É crucial a utilização dos diferentes tipos de avaliação (diagnóstica, formativa e sumativa) e de diversas técnicas e instrumentos de aprendizagem para que os resultados da avaliação sejam claros, objetivos e reais. Por fim, deve ser selecionada a escala de classificação que mais se adequa aos objetivos de aprendizagem estabelecidos para a ação de formação.

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